AUMENTE SEU IMPACTO COMO COACH
E-book
Descubra passo a passo como planejar, lotar e realizar sessões de coaching em grupo altamente lucrativas com estes 7 modelos testados e aprovados.

Coach e Coachee – Como se conectar com seu cliente para que volte a ser seu cliente

por: Wilton Neto 20 de setembro comentários

Mais que encontrar novos clientes, o coach deve aprender a se conectar com cada um para que este possa voltar. Saiba como o coach e coachee podem fazer conexões duradouras!

O coach e coachee podem fazer conexões com profunda ligação visando a permanecer o seu relacionamento por um longo período de tempo. No entanto, isso requer que você, coach, seja o protagonista dessa história, e não meramente deixe as coisas fluírem por si só.

Aqui neste artigo quero mostrar a você como isso pode ser possível a fim de que o cliente retorne e até o recomende a outros. Talvez, essa seja a peça chave para que evite conquistar clientes para, posteriormente, perdê-los. Você pode mudar isso!

O que percebo durante o trabalho que realizo é que muitos coaches pensam em conquistar mais e novos clientes, mas não dão total atenção e importância em fazer com que o cliente/coachee que ali está com você fique ainda se relacionando por meses sem fim. Lógico que com outro tema a ser trabalhado.

Já imaginou ter um coachee/cliente satisfeito? Se ele está feliz com o seu trabalho realizado, certamente, não sentirá vontade e nem motivado a ir embora. Pelo contrário, ele convidará os seus amigos a conhecerem também o que ali está desfrutando de melhor.

Nada é tão poderoso e magicamente bom conquistar clientes visando a fazer com que eles permaneçam tendo uma relação harmoniosa e permanente. E qual seria esse grande segredo?

Antes de mostrar para você como conseguir essa conexão do coach com o coachee deixando que ele fique à vontade, eu vou te esclarecer porque eles resistem a se abrirem na maioria das vezes.  

Razão n° 1 por que os clientes/coachees resistem

Clientes/coachees resistem a se abrirem, confiarem em você justamente porque sentem o medo do julgamento. Sem perceber, muitos coaches criam um espaço em que os clientes se sentem com a obrigação de realizarem o que o coach propõe.

O coach empurra algo para o cliente a qualquer custo esperando que gere um resultado satisfatório e, ao perceber esse comportamento, ele se retrai. E, acontece algo muito desconfortante e bloqueador no relacionamento, ele sente medo ao contar que não obteve tanto sucesso por que pensa que você vai julgá-lo como ineficaz.

Isso cria juízo e impede que o relacionamento se construa e continue. Em vez disso, eu e você devemos querer que os clientes sintam-se livres de julgamento tanto quanto podem os ser.

Você nunca pode deixar o seu cliente/coachee sentir quaisquer tipos de emoções logo de início. O processo que se inicia é o mais importante, pois você não sabe como ele está se sentindo e quais seus maiores conflitos.

Ele pode estar se culpando por algo que não conseguiu completar, pode estar sentindo raiva de si mesmo por uma tarefa incompleta ou qualquer outra sensação incômoda e ruim.

O grande sucesso é…

Como um coach de sucesso que pretende criar uma conexão duradoura com o cliente, você precisa deixá-lo extremamente confortável. Quanto mais você deixar o seu cliente confortável com o que realiza e faz, maior conexão terá com ele.

Há pelo menos 3 vantagens quando você se conecta com o cliente deixando-o à vontade e confortavelmente bem:

1 – Anonimato

A maioria dos coaches é visto como um local seguro pelos clientes. E, assim, esperam estar ali para abrirem o seu coração e pensamento, pois sabem que você vai ajudá-lo e o quer ver bem.

2 – Segurança

O profissional de coaching utiliza recursos como salas online, chat e e-mail para fazer as suas sessões e, certamente, já deve ter notado que esses canais proporcionam uma camada de segurança maior que o encontro pessoal, o falar cara a cara.

3 – Ser e estar presente

Essa é uma das maiores vantagens que você pode contar! A sua presença na vida do cliente a qualquer hora do dia e da noite resulta em grande contribuição para que ele se sinta confortável.

Apenas o fato de estar ali presente em algum momento da vida dele já se torna um poderoso recurso para se conectar mais ainda com ele.

Agora, se você quer aprofundar essa conexão fazendo-o sentir-se mais seguro, confiante e estreitar esse relacionamento com o cliente, então, aprenda a seguir como potencializar isso.

Coach e coachee – Como criar conexão duradoura aplicando 4 técnicas

1 – Fale um pouco sobre você

2 – Compartilhe que nem sempre você tem que ter a resposta

3 – Deixe claro que o que sentem é comum, natural

4 – Ouça sempre

Essas 4 técnicas farão total diferença na criação de conexão com o seu cliente/coachee. Você vai perceber que cada um deles se sentirá bem nesse ambiente que você proporciona. E o resultado é que ele retornará outras vezes e te indicará para o maior número de pessoas.

Veja resumidamente cada uma dessas 4 técnicas.

1 – Fale um pouco sobre você

Ao compartilhar um pouco sobre si mesmo, isso será uma ótima maneira para criar um espaço seguro para eles e criará essa conexão maior e mais profunda.

Ser vulnerável compartilhando as suas lutas, necessidades, batalhas interiores, as próprias fraquezas mostrarão que você também não é perfeito e que passa pelos mesmos conflitos.

No entanto, use uma pequena regrinha para falar de você em apenas 90 segundos para que não ultrapasse o limite do tempo e não venha a cansar o cliente. 

2 – Compartilhe que você não tem a resposta

Permita que os clientes busquem a resposta dentro de si mesma. Que fique bem nítido a eles que você não tem as respostas prontas, patenteadas e certas.

Não há problema nenhum fazê-los pensar na própria solução ou questioná-los a fim de, juntos, encontrarem uma resposta.

Outra questão é nunca deixar a conversa abrir espaço que o coloque como o “síndrome do herói” fazendo-o acreditar que você sempre tem a resposta para o seu problema. O ideal é que o guie a encontrar esse poder em si.

3 – Deixe claro que o que sentem é normal, comum, natural

Um ponto crucial para criar essa conexão entre coach e coachee é entender que o que sentem é totalmente normal, comum e natural. Isso é chamado de normalização resultando em enxergar que não estão sozinhos (e realmente não estão!).

Dessa forma, os clientes irão perceber que não há nada de errado com eles e que, em diversas partes do mundo, há pessoas como elas que passam pelas mesmas situações.

4 – Ouça sempre

E, por última, essa é uma das mais poderosas técnicas que você poderá usar: ouvir sempre! Dê espaço para que eles falem à vontade e se sintam confortáveis com o seu silêncio. Fazendo isso, cada vez mais se abrirão sem muito esforço e você acabará por descobrir algumas coisas que poderá ajudar no processo de mudança.

Diante de todas essas técnicas que foram colocadas aqui, você vai atingir uma performance brilhante e poderosa como profissional de coaching. E, assim, atingirá uma conexão muito mais sólida e permanente com os seus clientes.

Caso queira mais detalhes de como ser um coach de sucesso ou queira se especializar como coaching de grupo, então, pode começar a baixar o nosso e-book que explica em como montar o grupo utilizando 7 modelos. Clique no banner ao lado e baixa agora mesmo.

Veja também: Segredo para o coach atrair clientes ideais e 5 Princípios para se tornar um coach de sucesso

Tag: , ,

Categorizados em: ,

BAIXE SEU
E-BOOK GRATUITO
Descubra passo a passo como planejar, lotar e realizar
sessões de coaching em grupo altamente lucrativas com estes 7 modelos testados e aprovados.
Conheça o Wilton
Eu acredito que o Coaching em Grupo é o melhor caminho para Coaches comuns se transformarem em Coaches Extraordinários. Minha paixão é analisar o seu negócio e sua carreira de coach e juntos planejarmos uma estratégia para alavancarmos todos os seus resultados.
A consequência desse trabalho é você Ser Um Coach de Sucesso, Bem Sucedido e ajudar o maior número de pessoas possíveis.
E-book
Descubra passo a passo como planejar, lotar e realizar sessões de coaching em grupo altamente lucrativas com estes 7 modelos testados e aprovados.
Depoimentos
Nara Araújo
Coach
Fernanda Peres
Master Coach
Janus Teixeira
Master Coach