AUMENTE SEU IMPACTO COMO COACH
E-book
Descubra passo a passo como planejar, lotar e realizar sessões de coaching em grupo altamente lucrativas com estes 7 modelos testados e aprovados.
Pare de ler tudo sobre Coaching que você encontra pela frente

Pare de ler tudo sobre Coaching que você encontra pela frente

por: Wilton Neto 22 de fevereiro comentários

Minha história com Coaching é como a da maior parte dos outros profissionais da área que eu conheço, mas ela se diferencia em um ponto muito importante. Em determinado momento da minha trajetória profissional, eu parei de ler tudo que existia no mundo sobre Coaching. Eu parei de fazer inúmeras formações. Eu simplesmente desisti! E, por incrível que pareça, esse foi o momento de maior transformação da minha vida!

Eu comecei a atuar como Coach em 2009. Em pouco mais de um ano, eu conquistei alguns clientes, fiz alguns atendimentos e carreguei o Coaching como minha segunda profissão. E, claro, eu absorvia a maior quantidade de conteúdo possível sobre a área que eu estava atuando. Eu queria me tornar o melhor Coach do mundo e atender o maior número de clientes possível. E o melhor caminho para isso era absorvendo todo o conteúdo que podia sobre o assunto.

O problema é que, como 95% dos Coaches, eu não consegui mais resultados com todo este conhecimento que conquistei. As minhas 13 formações em Coaching e todas as ferramentas que eu conhecia não serviam para nada. Eu não conseguia clientes. Eu tinha muitas ferramentas, mas nenhum Coachee para utilizar. Era como se eu tivesse um Ferrari zero quilômetros na garagem, mas não tivesse permissão de dirigir.

E depois de mais de um ano me esforçando ao máximo, eu desisti!

Eu abandonei o Coaching. Toda aquela informação e conteúdo que eu havia absorvido, até então, não me serviu de nada. Eu desisti dessa área e foquei todos os meus esforços em meu trabalho formal. Afinal, o Coaching era apenas a minha segunda profissão. Era uma tentativa de sair daquela rotina chata de um profissional CLT.

Eu estava cansado de minha rotina de trabalho

Porém, eu já estava cansado da minha rotina de trabalho. Eu não encontrava motivos para trabalhar de manhã. Eu fazia apenas por obrigação. Sem o menor prazer. E, depois de mais dois anos na empresa, eu percebi que minha trajetória profissional naquela área tinha acabado. Então, eu retornei ao Coaching.

Foi exatamente neste momento que aconteceu a maior transformação da minha vida! Eu percebi que não adiantava ficar estudando Coaching se não tivesse em quem aplicar. Nenhuma das minhas formações me transformariam num profissional de sucesso. Eu precisava ir muito além daquilo que eu estava fazendo. E foi apenas quando eu descobri isso que toda a minha trajetória profissional mudou!

Eu voltei para o Coaching como segunda profissão. Eu queria transformar aquilo na minha história de vida. Eu queria mudar as pessoas, mas, acima de tudo, eu queria mudar a minha própria trajetória. Então, eu comecei a estudar cada vez mais para descobrir como conquistar os clientes que me ajudariam a transformar meu sonho de ter o Coaching como profissão principal em realidade. E encontrei qual era o maior erro que eu estava cometendo.

Eu estava me esforçando ao máximo para aprender sobre Coaching. Eu queria ser o máximo. Mas, para isso, eu estava deixando todo o conhecimento adicional de lado. Eu aprendi que era Coach apenas quando estava fazendo o atendimento dos meus clientes. Fora daquele horário, eu precisava ser um empresário. Eu deveria aprender como divulgar meu trabalho, aprender a conquistar clientes, negociar, vender meus serviços etc. Eu finalmente descobri que o Coaching era o serviço que seria entregue ao meu cliente, mas que eu deveria aprender tudo que está ao redor do empreendedorismo se quisesse ter clientes.

Eu descobri o que deveria ser feito. E não foi fácil! Eu paguei, com um dinheiro que não tinha, para que muitos Coaches de sucesso me ensinassem o caminho das pedras. E na época não era tão fácil achar cursos de Coaching como é hoje. Meu amigo Geronimo Theml, por exemplo, está com inscrições abertas para o  treinamento gratuito Os 4 Ciclos do Coach de Sucesso do Profissão Coach – que eu recomendo demais – neste exato momento. E foi com esses caras de sucesso, eu aprendi tudo o que deveria ser feito.

Essa pequena parcela de Coaches que consegue ter o Coaching como profissão full time, que hoje eu me orgulho de fazer parte, me ensinou que eu não encontraria o sucesso no Coaching no próximo artigo da área, nem na próxima formação que fizesse. Eles me mostraram que eu precisava ir muito além. Eu deveria parar de ler apenas sobre Coaching e me dedicar a todo o complemento de meu trabalho. Por isso que sou tão grato a estes profissionais.

Foi graças a eles que eu pude deixar minha carreira como CLT de lado e me dedicar completamente ao Coaching, mas, neste momento, eu encontrei uma outra grande dificuldade no caminho!

Descobrir o que deveria ser feito e o risco do Coach Profissional!

Um dos maiores desafios do Coach profissional

Eu costumo dizer que existem três grandes ladrões de sonhos na vida de um Coach, mas isso é assunto para um próximo texto. Por isso, eu vou focar no principal deles. E foi um dos grandes desafios que tive que superar assim que descobri o que deveria ser feito para me tornar um Coach de sucesso. Eu precisava transitar de minha carreira como CLT para um Coach. E sem a aprovação da família!

Sim, isso mesmo! A família é o principal ladrão de sonhos que você encontra quando está transitando para a Profissão Coach. E isso não acontece porque eles não gostam de você. Muito pelo contrário! O principal motivo dessa falta de apoio é porque sua família te ama e quer te proteger ao máximo. Ela não quer que você se machuque.

Na maioria das famílias brasileiras, nós temos como um dos principais valores a estabilidade financeira. E acreditamos muito que boa parte desta estabilidade surge de um trabalho com carteira assinada. Ou até mesmo de um concurso público. Muitas vezes, sacrificamos a nossa felicidade em nome desse valor tão importante para nossas famílias.

Eu mesmo passei por esta situação! Quando eu desisti do Coaching, foi pela estabilidade financeira. Eu não queria correr o risco de perder muito dinheiro e não ter retorno. Eu não estava disposto a empreender no Coaching. Foi somente quando já estava no meu limite, quando não aguentava mais a minha carreira, que decidi focar maior parte dos meus esforços na profissão de Coach. Eu peguei pesado e fiz tudo que deveria ser feito para ter sucesso na área. E pude transitar da minha carreira antiga para o Coaching tranquilamente.

Mas, ainda assim, sem total apoio de minha família. Para você ter ideia, eu passei a viver plenamente de Coaching em 2013 e minha mãe só entendeu que essa era a minha profissão no final do ano passado, 2015.

Uma das minhas primeiras grandes conquistas foi quando faturei seis dígitos em apenas um mês (ou seja, faturei acima de R$ 100.000). Com toda a empolgação do mundo, eu decidi contar isto para minha mãe. E sabe qual foi sua reação?

Legal, filho, mas você não deveria procurar um emprego?

Eu estava faturando acima de seis dígitos por mês, mas, na cabeça da minha mãe, aquilo não era bom o suficiente pra mim. Eu precisava de um emprego formal, ganhando muito menos, mas que garantisse a minha estabilidade. E minha infelicidade profissional.

E isso não aconteceu porque ela não gostasse de mim. Pelo contrário, eu tenho certeza que minha mãe me ama e só pensa no meu bem. Ela pensava daquela forma porque queria que eu fosse feliz e não sofresse. Ela queria que eu estivesse dentro de uma caixinha segura para que o mundo não pudesse me ferir.

E superar esse desafio foi uma das minhas maiores conquistas profissionais. Como eu já disse, isso só aconteceu no fim do ano passado. Minha mãe só caiu na real quando eu fui palestrar em um dos maiores eventos de Coaching do Brasil. Antes de eu subir no palco, eu recebi uma mensagem dela que me deixou ainda mais motivado para aquela palestra!

Mensagem da minha mãe

Sabe como isso aconteceu? A minha mãe precisava de uma prova social de que eu estava no caminho certo. E ela recebeu essa prova, que me esforcei para conquistar, no dia deste evento. Eu estava acompanhando todas as palestras. E, na época, meu nome já era conhecido no mercado de Coaching.

Muitos outros Coaches que estavam lá pediram para tirar foto comigo e postaram no Facebook. Eles escreviam legendas incríveis e me marcavam em suas fotos antes mesmo de terem assistido a minha palestra. Foi quando minha mãe viu essa avalanche de fotos que ela mandou essa mensagem que mostrei acima. Ela percebeu que eu não me contentaria com a estabilidade financeira que meu antigo serviço oferecia. Eu queria muito mais. Eu queria a Profissão Coach!

E essa mensagem da minha mãe foi uma das minhas maiores conquistas profissionais. Muito maior do que qualquer faturamento que já conquistei até hoje. Quando subi naquele palco para palestrar, eu agradeci meu mentor duas vezes.

Primeiro por ter me ensinado o caminho das pedras. Sem esse conhecimento que ele me passou, eu dificilmente teria conseguido conquistar tudo o que me levou até aquele dia. E segundo por ter me convidado para palestrar naquele evento que estava organizado. Foi aquele convite que trouxe a última coisa que faltava para eu superar um dos meus maiores desafios como Coach profissional.

Wilton Neto palestrando em um dos maiores eventos de Coaching do Brasil.

Pare de ler tudo sobre Coaching

Quando eu desisti do Coaching, e estava pensando na minha família. Eu queria ter a estabilidade e a segurança de saber que poderia pagar todas as contas no final do mês. Eu queria a segurança de saber que não faltaria nada na minha casa.

Porém, quando eu foquei completamente na minha carreira como CLT, eu percebi o que estava fazendo de errado como Coach profissional. Eu estava lendo e apendendo tudo o que podia sobre Coaching, mas não estava estudando como eu poderia aplicar aquelas ferramentas. E pior, eu não estava realizando as ações necessárias para atrair clientes. Eu estava sofrendo uma overdose de informação. Recebia muito conteúdo, mas não aplicava nada!

E é por este motivo que recomendo tanto o Profissão Coach, que já citei anteriormente. Este não é mais um daqueles treinamentos de Coaching que te ensinará uma avalanche de novas ferramentas para aplicar em seus clientes, mas que não serão utilizadas. Ele te ensina a superar todos os desafios que relatei da minha experiência profissional.

O Geronimo é uma referência no mercado de Coaching e ensina tudo o que você precisa fazer para colocar em prática as ferramentas. Como divulgar seu nome, atrair cliente, negociar seus serviços. Além disso, ele te ajudará a superar todas as inseguranças, como a minha insegurança – e da minha mãe – pela falta de estabilidade.

Geronimo Theml e Wilton Neto

Ele te ensinará desde como conquistar os primeiros clientes até como começar um piloto automático de vendas com ajuda da internet. Sem contar todo o suporte para transitar entre sua atual carreira e o Coach.

Então, se você deseja fazer como eu e superar todos estes desafios para se tornar um Coach profissional, conheça o treinamento gratuito Os 4 Ciclos do Coach de Sucesso!

PS: Eu não sei até quando o Geronimo deixará este treinamento no ar. Então, é bom inscrever-se agora para não correr o risco de perder!

Categorizados em:

BAIXE SEU
E-BOOK GRATUITO
Descubra passo a passo como planejar, lotar e realizar
sessões de coaching em grupo altamente lucrativas com estes 7 modelos testados e aprovados.
Conheça o Wilton
Eu acredito que o Coaching em Grupo é o melhor caminho para Coaches comuns se transformarem em Coaches Extraordinários. Minha paixão é analisar o seu negócio e sua carreira de coach e juntos planejarmos uma estratégia para alavancarmos todos os seus resultados.
A consequência desse trabalho é você Ser Um Coach de Sucesso, Bem Sucedido e ajudar o maior número de pessoas possíveis.
E-book
Descubra passo a passo como planejar, lotar e realizar sessões de coaching em grupo altamente lucrativas com estes 7 modelos testados e aprovados.
Depoimentos
Nara Araújo
Coach
Fernanda Peres
Master Coach
Janus Teixeira
Master Coach